Total de visualizações de página

sábado, 24 de abril de 2010


Educação no Estado de Minas Gerais
A muito tempo a educação não só em Minas, mas em todo país, infelizmente não recebe a atenção devida.  A falta de investimento no profissional  é o maior  problema, pois o professor  precisa  triplicar sua  jornada  pra honrar seus compromissos . Isto reflete na educação que os alunos recebem, pois  o professor é um ser humano de carne  osso e não consegue ir além dos seus limites físico e psicológicos. Hoje o professor perdeu sua identidade social e financeira,  passando a exercer as funções da família, sociedade e do Estado. Isto os governantes não mostram somente são exaltados os números surreais da educação que na realidade são camuflados pra render voto.
 A política do nosso país destinada a educação tão falada durante as campanhas  eleitorais  só  ficam nos palanques e na prática os profissionais da educação são  esquecidos  e entram para o triste quadro de descaso  com toda uma sociedade. No Estado de Minas Gerais o governo a anos não investe no profissional da educação, mas cobra o que ele não fornece. Somos o 2º Estado em arrecadação e 20º pior salário de professor. Onde está este dinheiro, pois o percentual  da educação  não foi investido na mesma? No nosso Estado não se cumpre as Lei Federais destinadas a educação como: ninguém  pode receber  menos que o salário mínimo e existe um piso salarial para os professores. Hoje em Minas um ajudante de serviços gerais de uma escola  recebe 321,00 reais no líquido menos que o salário e o piso do professor  varia entre 325,00, 412,00, 500,00 e 610,00 reais mesmo estando na mesma carreira, sendo os efetivos e os mais velhos de estado são os mais prejudicados.
A doze anos a educação não tem reajuste salarial e o governo oferece 10% do básico e outras propostas da carochinha, tratando  o professor  como um nada. Isto ele omite e culpa o professor por fazer greve. Se não for assim como será? A sociedade tem que saber , pois ela paga por isso. Só com luta e mobilização se conquista os objetivos, a história retrata todas as lutas para uma sociedade justa e digna.
O investimento  na educação deve ser de 20% da arrecadação destinada a mesma e o restante com a folha de pagamento. Então pergunto: onde está o dinheiro? O gato comeu em pleno século XXI e diante da lei de responsabilidade fiscal?  O cidadão não é palhaço. Todos somos responsáveis pela educação do nosso Estado e do nosso País não só a escola  e os professores.
Como aluna do curso de Magistério oferecido  pelo Estado sou solidária a classe e acho um absurdo a contradição do governo. Se não houver investimento no professor  tudo que se mostra na mídia vai continuar sendo ilusão que nós, cidadãos, não podemos aceitar.  A Educação é responsabilidade de todos nós.
Vamos nos unir aos nossos professores em busca de dignidade e de um salário justo e, sobretudo,  de acordo com a lei.  A GREVE é legítima e um direito de todo o trabalhador garantido na constituição. Devemos lutar por justiça pra uma classe que é o suporte de toda uma sociedade. Devemos muito aos profissionais da EDUCAÇÃO e os políticos também, pois só prometem e usam a educação como escada e na verdade nada fazem por ela.
                                                                                              Ana Carla Diniz de Oliveira – Machado/MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário